Boas práticas das Fundações


(Por ordem alfabética do nome da Fundação)

Fundação ADFP disponibilizou um hospital e dois hotéis para ajudar no combate à doença.

A Fundação AFID Diferença publicou o seu Plano de Contingência para lidar com a pandemia da COVID-19 e disponibilizou sugestões de Equilíbrio Ocupacional para lidar com o confinamento obrigatório.

Fundação Aga Khan desenvolveu a página K’CIDADE com informações a perguntas frequentes relacionadas com o coronavírus e atividades para realizar em casa. Pode ver neste vídeo as diversas iniciativas da Fundação no combate à COVID-19.

Fundação AGEAS implementou uma medida chamada Plano de Proteção Individual para Lares e Serviços Domiciliários que distribuiu material de proteção individual a 10 instituições.

Fundação Altice Portugal colocou, de forma gratuita, a plataforma Khan Academy nos seus equipamentos para que os alunos possam continuar a estudar na segurança das suas casas.   

Fundação AMI reforça a sua atuação em Portugal e no mundo através da doação de 20 000 euros ao Hospital de Santa Maria e reutiliza as tendas hospitalares e materiais doados ao Centro de Saúde de Manga Nhaconjo, na Beira, para prevenir a propagação do COVID-19. Para além das diversas iniciativas em Portugal, reorganizou parte do orçamento de iniciativas já existentes em países como a Guiné-Bissau, Sri-Lanka e Índia, para o combate à COVID-19.

A Fundação Arpad Szenes organiza a oficina Desenhar à Flor da Pele, aulas de desenho de modelo nu na plataforma Zoom. Disponibiliza também atividades para os mais novos no canal de Youtube.

Fundação Bissaya Barreto criou a linha SOSolidão para auxiliar a população mais idosa a lidar com o isolamento obrigatório.

Fundação Casa de Macau, em parceria com a Fundação Jorge Álvaresentregou materiais de proteção aos lares Santo Nome de Deus e Dom Belchior Carneiro.

Fundação Calouste Gulbenkian anunciou a criação de um Fundo de Emergência no valor de 5 milhões de euros destinado ao combate ao coronavírus, tendo sido reforçado em 1,5 milhões de euros. Lançou, em parceria com a Fundação Vasco Vieira de Almeida, o programa StudentKeep, para doação de material informático ao ensino à distância. Disponibilizou 50 unidades móveis de vacinação ao Ministério da Saúde para apoiar as populações com maior dificuldade de acesso aos circuitos de vacinação. As cinco primeiras unidades já foram entregues e vão circular no norte do país. As estimativas apontam para a administração de 100 mil imunizações em todo o país.

Fundação COI publicou o seu plano de contingência, que atualiza regularmente com as diretrizes da DGS. Disponibilizou também três instalações para alojamento dos profissionais de saúde de 1.ª linha, bem como as suas instalações de saúde para a realização de testes à COVID-19 dos seus colaboradores, além de um “Hospital de Campanha” com oito camas. Alargou também a oferta da “Cantina Social” para maiores entregas de cabazes alimentares.

Fundação D. Luís I desenvolveu visitas guiadas em 3D ao Centro Cultural de Cascais e às atuais exposições, bem como uma Biblioteca Virtual.

Fundação EDP, em parceria com a CMTV e o Correio da Manhã, lançam a iniciativa “Heróis de Máscaras”, que disponibilizará meio milhão de euros para a compra de diversos materiais de proteção para lares de idosos.

Fundação Eugénio de Almeida lançou a iniciativa #FundaçãoConsigo, uma página que permite à Fundação continuar a sua missão cultural.  Aqui pode encontrar visitas guiadas aos espaços da Fundação, apresentação de peças e atividades para os mais novos. Criou uma Cozinha Social na sua Enoteca Cartuxa, que oferece gratuitamente duas refeições diárias às pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Fundação Francisco Manuel dos Santos, através da base de dados PORDATA, lançou a nova área de estudo Números de Crise, para compreender os impactos da pandemia na Economia nacional.

Fundação Inatel, como informou em  comunicado, disponibilizou todos os recursos no combate à pandemia, como as suas 16 pousadas, unidades hoteleiras e 26 unidades regionais espalhadas por todo o país.

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento doará 350 mil euros à Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar Contra a Fome, para auxiliar a população que viu os seus rendimentos reduzidos e disponibilizar ajuda às instituições de solidariedade social limitada. Leia tudo nesta página. Também se uniu ao Instituto de Medicina Molecular (iMM) e criaram o Biobanco COVID-19 com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o vírus. Cooperou com o CEIIA na produção de um ventilador português. Doou também dois computadores à VOST para auxiliar no combate à desinformação sobre a COVID-19. Distribuiu 10 000 viseiras a diversas instituições para apoiar profissionais de primeira linha e apoiou a produção de kits de testes de diagnóstico do vírus.

Fundação Manuel António da Mota, em parceria com o seu mecenas Mota-Engil, desenvolveu diversas iniciativas para apoiar hospitais, escolas, projetos de pesquisa para vacinação e tratamento, escolas, entre outros.

Fundação Maria Ulrich disponibilizou vídeos de psicomotricidade para crianças de diversas idades. Criou também uma formação aos educadores de educação pré-escolar online.

Fundação Marques da Silva disponibilizou 14 acervos no seu Arquivo Digital, bem como dois podcasts,  “Escritos Escolhidos” e “Passa-a-Palavra: falemos de arquitetura”.

Fundação Montepio apoiou uma campanha de angariação de fundos para a compra de equipamento de proteção médico, e a Rede Europeia Anti-Probreza (EAPN). Em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o BPI “la Caixa”, apoiou o projeto do CEIIA para desenvolver ventiladores portugueses.

Fundação Narciso Ferreira, no dia 18 de maio, em que reabre a “Casa da Memória da Fundação Narciso Ferreira” distribuiu 50 cabazes por famílias carenciadas e disponibiliza uma visita guiada à uma exposição comemorativa.

Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso criou uma Linha de Apoio Psicológico para ajudar a lidar com os efeitos da clausura obrigatória e o desconfinamento atual. Saiba que número contactar através desta página. Para pais e filhos,  compilou diversos recursos para facilitar o acesso a informações específicas em tempos de COVID-19. Publicou o seu Protocolo de Atendimento com Segurança para que os seus utentes possam ser atendidos em segurança.

Fundação Oriente doou ao Hospital de Santa Maria uma unidade de cuidados intensivos com capacidade para 10 camas. Conheça tudo através desta página. Vai também equipar a unidade de testes de diagnóstico COVID-19 do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), e apoiar a constituição do Biobanco de COVID-19.

Fundação Pão de Açúcar – Auchan disponibiliza o Manual de Isolamento e Distanciamento proposto pela Direção-Geral da Saúde para esclarecer as medidas de isolamento social a tomar para diminuir o risco de contágio. Criou também uma linha de apoio psicológico para auxiliar em alturas mais difíceis. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia disponibiliza na sua página diversos conselhos para doentes que sofram de problemas cardíacos possam estar mais seguros com a situação do COVID-19.

Fundação Rui Osório de Castro disponibiliza 100 mil euros para ajudar na prestação de cuidados a crianças com cancro.

Fundação de Serralves lançou o projeto SOLE-Serralves Online Experience, que permite  o acesso a diversas exposições e conteúdos produzidos pela Fundação.

Da Fundação Universidade NOVA de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa está a produzir máscaras com viseiras para serem usadas pelos profissionais de saúde. Também lançou o COVID-19_360 by NOVA, um microsite onde estão reunidas as iniciativas da comunidade académica da NOVA na resposta global à COVID-19, a opinião de especialistas da universidade e as notícias publicadas nos media nacionais e internacionais que contam com a colaboração da NOVA.

Fundação Vasco Vieira de Almeida lançou uma angariação de fundos, para a aquisição de equipamentos informáticos para crianças em situação mais vulnerável continuarem a estudar.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward