O Centro Português de Fundações irá realizar um Webinar*, inédito em Portugal, no dia 27 de fevereiro pelas 14h30, no qual serão apresentados os fundamentos de foresight (previsão), fornecidas ferramentas práticas de pensamento estratégico sobre o futuro e ainda identificados exemplos concretos de como Fundações já estão a utilizar a previsão para moldar o seu trabalho no presente.
Estamos num ponto de inflexão na história. No nosso maior teste coletivo desde a Segunda Guerra Mundial, a humanidade enfrenta uma escolha crítica: colapso ou progresso“, alerta o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
O Pacto para o Futuro representa uma oportunidade única para a filantropia amplificar as vozes dos jovens, explorar caminhos alternativos para a sustentabilidade e assegurar a justiça intergeracional na tomada de decisões.
O foresight (previsão) desempenha um papel essencial neste processo, unindo duas perspetivas fundamentais: a antecipação, baseada em dados e evidências, e a imaginação, que impulsiona a exploração coletiva. Ao integrar o Foresight, financiadores e doadores adquirem ferramentas concretas para vislumbrar cenários futuros e contribuir para mudanças transformadoras.
Como sublinhado em Futures Philanthropy: Anticipation for the Common Good (Philea & Copenhagen Institute for Futures Studies) o Foresight (previsão) pode ser aplicada de forma eficaz à estratégia filantrópica, ao desenho de programas, à inovação e ao estabelecimento de parcerias.
Inscreva-se AQUI.
*Conteúdo exclusivo a Fundações Associadas