“No entanto, uma estranha reviravolta aconteceu, com a epidemia do coronavírus. É que, para muitos de nós, a melhor coisa que podemos fazer por nós próprios, é também o melhor que podemos fazer agora para ajudar os outros. (…)”
A pandemia trouxe a desorganização e renovados tempos em família. Trouxe a confusão e um ritmo de vida diferente. O teletrabalho trouxe sobrecarga. E flexibilidade? O mundo parou e estamos a retomar-nos numa “nova normalidade”, sem saber se vamos ter de parar novamente. Mas também não deixámos de nos reinventar e adaptar. Inovámos na forma de ser, estar e de fazer.
Pais e profissionais já não estamos iguais. De toda esta desorganização, forças emergiram. E Brazelton desafia-nos sempre a refletir, propondo-nos novas lentes com os seus Pressupostos Parentais e Profissionais.” Todos os pais têm forças” e “Os pais são os peritos dos seus filhos”. E “cada profissional é o especialista no contexto da sua ação”.
Neste webinar, baseados nestes Pressupostos, propomos um exercício de reflexão sobre as forças que emergiram nesta “nova normalidade”, procurando oportunidades para apoiar a mestria de pais e profissionais…
Joana Tinoco de Faria
Psicóloga Clínica
Mestrado em Terapia Familiar e estudos avançados em Psicologia da Família e intervenção familiar.
Especializada na observação e trabalho com bebés, através da fiabilidade na escala Neonatal Behavioral Assessment Scale (NBAS)
Membro da Equipa de Formação da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.
Lina Teixeira
Educadora de Infância e Formadora
Fundadora e Coordenadora do Projeto de Apoio à Parentalidade e Formação de Equipas Educativas e Pais, Florescer e Cuidar.
Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada.
Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento às Ciências do Bebé e da família e Curso Intensivo em Touchpoints.
Membro da Equipa de Formação da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.
Mafalda Líbano Monteiro
Assistente Social
Pós-graduação em Ciências do Bebé e da Família, e Curso introdutório em intervenção sistémica e familiar.
Trabalho de terreno com grávidas, bebés e famílias em situação de vulnerabilidade.
Membro da Equipa de Formação da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.
Profissionais de vários domínios que desenvolvem a sua ação junto de crianças e famílias (educadores de infância, professores, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, médicos, técnicos de serviço social e intervenção precoce, psicomotricistas, entre outros).
Inscrições em fundacaobgp.com