25 Janeiro 2023

Teatro e literatura em destaque na Fundação Casa de Mateus

Vila Real recebe apresentações do programa ‘Odisseia Nacional’, do Teatro Nacional D. Maria II, e do livro ‘Paisagem Portuguesa’, de Duarte Belo e Álvaro Domingues.

A Fundação da Casa de Mateus, a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Teatro Nacional D. Maria II associam-se na apresentação do programa A Paisagem Portuguesa é uma Odisseia Nacional, sábado, 28 de janeiro.

O programa inicia-se às 11h15, com a apresentação ao público e à comunicação social do programa ‘Odisseia Nacional’, pelo Teatro Nacional D. Maria II, com a presença de Rui Catarino, presidente do Conselho de Administração do TNDM II, e de Luís Sousa Ferreira, adjunto da Direção Artística.

À tarde, é apresentado o livro ‘Paisagem Portuguesa’, de Duarte Belo e Álvaro Domingues, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em Outubro de 2022. A apresentação ficará a cargo de Teresa Albuquerque, diretora-delegada da Fundação da Casa de Mateus, e de António Araújo, diretor de Publicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e servirá de mote a uma conversa sobre a relação entre paisagem, cultura e território.

Explica Teresa Albuquerque que, “no dia em que a Fundação Francisco Manuel dos Santos vem a Vila Real apresentar a ‘Paisagem Portuguesa’ vista por Duarte Belo e Álvaro Domingues, quase que em jeito de resposta, o Teatro Nacional de D. Maria II associa-se a esta iniciativa, sobe a Trás-os-Montes a mostrar que o país, afinal, não é só Lisboa. Em ambos os casos, trata-se de ensaiar visões ‘nacionais’ sobre o Território conciliando as dimensões locais e regionais sem as quais o País não existe”.

O programa encerra pelas 18h30, com um concerto da banda Lavoisier.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward