A Fundação CEBI volta a associar-se à celebração do Dia Europeu das Fundações e Doadores (DEFD), promovida em Portugal pelo Centro Português de Fundações (CPF) e assinalada a 01 de outubro, com a finalidade de chamar a atenção para o importante trabalho do setor fundacional em benefício dos cidadãos e das comunidades, no país e no mundo. Foi instituído pela DAFNE – Donors and Foundations Network in Europe, uma rede que reúne Doadores e Associações de Fundações de toda a Europa, com o objetivo comum de partilha de conhecimentos e troca de práticas de ação.
Em 2020, as ações realizadas no âmbito deste dia privilegiam os canais digitais da Fundação.
Num ano particularmente difícil, provocado pela pandemia causada pelo Coronavírus, a CEBI tem continuado a assegurar todos os serviços que desenvolve há mais de 50 anos, na área da Educação, do Social e da Saúde, tendo suspendido apenas por um período estrito de tempo a atividade presencial em alguns dos serviços, com base nas orientações das Autoridades de Saúde e da Segurança Social. Neste momento está a actuar em pleno em todas as áreas de intervenção.
Um importante trabalho em prol de uma Sociedade mais justa, solidária e inclusiva
De forma a valorizar o importante trabalho de adaptação da CEBI face à pandemia que vivemos, e inserido nas Comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores, promovemos diferentes entrevistas realizadas no âmbito do trabalho “Sempre na Linha da Frente”, recentemente divulgado na newsletter “Despertar CEBI” (versão integral) e no nosso canal oficial do Youtube . Estas entrevistas ficarão igualmente disponíveis no nosso canal do Facebook.
A partir dos testemunhos publicados, representativos das áreas de intervenção da Fundação – Educação, Social e Saúde – estas entrevistas deixam bem evidente o trabalho interdepartamental, seguindo a estratégia definida pela Administração, que gerou sinergias e continuou a acrescentar valor às Comunidades que servimos, independentemente do Estado de Emergência e Calamidade que atravessamos.
“Sempre na Linha da Frente” é um projeto que surge em pleno Estado de Emergência e Calamidade, onde foi necessário reavaliar e reajustar o Desenvolvimento Humano.
Um momento único da nossa história. Um capítulo que nunca tinha sido escrito e que nos deixou mais ligados do que nunca – com sentido de pertença a um reduto resiliente de Organizações da Economia Social que trabalham incansavelmente, todos os dias, sem exceção, para assegurar respostas fundamentais para o país e melhorar significativamente as condições de vida de milhares de pessoas.
Nota: informação recolhida pelo CPF no site da Fundação