9 Outubro 2020

Science Award: 300 mil euros para a Saúde Mental

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

É com grande entusiasmo que lançamos hoje a primeira edição do FLAD Science Award Mental Health, o maior prémio científico na área da Saúde Mental em Portugal. São 300 mil euros para apoiar a investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais de Saúde Mental, em articulação com instituições dos Estados Unidos.

Este prémio, que tem o reconhecimento do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), surge alinhado com os alertas da OMS, que ainda há poucos dias chamava a atenção para o “impacto devastador” da pandemia no acesso aos cuidados de Saúde Mental e para a necessidade de um aumento urgente de apoios a uma área que sofre de “subfinanciamento crónico” mesmo antes da COVID-19.

O objetivo deste Science Award Mental Health é apoiar, todos os anos, o desenvolvimento de novas abordagens, desde a prevenção até ao tratamento, passando pela reabilitação, que traduzam uma melhor compreensão do impacto de diferentes fatores – biológico, experiências de vida, história familiar, epidemiológico, entre outros – no desenvolvimento das perturbações mentais.

Rita Faden, presidente da FLAD, salienta que “ao premiar projetos inovadores nesta área, queremos ajudar a promover a qualidade de vida dos pacientes e contribuir para a diminuição do impacto que as perturbações mentais têm, não só em cada pessoa, mas na sociedade”.

Marta Temido, ministra da Saúde, enaltece esta iniciativa da FLAD, “pelo estímulo que vem dar à investigação científica portuguesa, numa área que é transversal a todos os setores da sociedade e absolutamente central na vida de cada um de nós. (…) Esta é uma valiosa contribuição para a melhoria da Saúde Mental das populações, uma prioridade relativamente à qual não há mais tempo a perder no trabalho de políticos, dirigentes, clínicos e investigadores.

OMS e Nações Unidas aplaudem prémio FLAD

Estou muito satisfeita por a FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) estar a direcionar os seus recursos para um prémio de investigação focado na prevenção e tratamento clínico em Saúde Mental.”- Dévora Kestel, Diretora do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS.

É essencial construir e investir em serviços de Saúde Mental de qualidade a todos os níveis para apoiar a recuperação da pandemia, e garantir que aqueles que têm problemas de Saúde Mental não são deixados para trás.”- Nada Al-Nashif, Alta-Comissária Adjunta para os Direitos Humanos da ONU.

As candidaturas devem ser efetuadas entre 1 e 30 de novembro através do site da FLAD e serão depois analisadas pelo juri, constituído por:

·        Miguel Xavier (Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, psiquiatra no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e professor catedrático na NOVA Medical School).

·        Catarina Resende de Oliveira (Professora catedrática na Faculdade de Medicina de Coimbra, ex-diretora do Centro de Neurociências e Biologia Celular e presidente da Agência para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica)

·        Margaret Lanca (Professora assistente no Departamento de Psicologia da Harvard Medical School, diretora de Neuropsicologia Adulta na Psychological Testing and Training da Cambridge Health Alliance e presidente da Massachusetts Psychological Association).

O vencedor será conhecido no primeiro trimestre de 2021.
Candidate-se aqui. 

Nota: informação recolhida pelo CPF no site da Fundação


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward