4 Maio 2022

Sala Multissensorial – Fundação Dr. José Lourenço Júnior prepara inauguração do novo espaço no Lar Otília Lourenço, Abiul

Fundação Otília Pessoa Murta Lourenço e Marido Dr. José Lourenço Júnior

Sala Multissensorial – Fundação Dr. José Lourenço Júnior prepara inauguração do novo espaço no Lar Otília Lourenço, Abiul A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, em Abiul, concelho de Pombal, acerta os últimos preparativos para a abertura de um novo Espaço Multissensorial no Lar Otília Lourenço. Em 2019, elementos da equipa técnica do Lar Otília Lourenço, viajaram até à Holanda para conhecer e experienciar metodologias de abordagem não farmacológicas junto dos seniores em ambiente multissensorial, nomeadamente a abordagem Snoezelen. Snoezelen provém da contração de duas palavras holandesas: “Snuffelen”, que significa cheirar, com “Doezelen”, que significa relaxar. Esta abordagem foi desenvolvida por Jan Hulsegge e Ad Verheul, no fim da década de 70, para melhorar o estilo de vida de grupos vulneráveis, como crianças e adultos com dificuldades mentais. Esta abordagem evoluiu de tal modo que, nos dias de hoje, é cada vez mais frequente a sua implementação junto de um público diferenciado e de todas as idades. A visita proporcionou à equipa conhecimento, riqueza de experiência e a possibilidade de receber formação com Ad Verheul, precisamente um dos fundadores holandeses da metodologia Snoezelen.

Desde então, a equipa do Lar Otília Lourenço tem trabalhado no sentido de vir a implementar a abordagem Snoezelen na instituição, através de pesquisa diversa, formação técnica especifica, aquisição de algum material, tendo culminado, no passado mês, com a concretização de uma sala multissensorial, com o apoio da candidatura ao Centro 2020 através da operação “Remodelação, Adaptação e Beneficiação do Lar Otília Lourenço”.

A Sala Multissensorial encontra-se equipada com materiais e equipamentos multissensoriais e permitirá que as abordagens sejam únicas e adaptadas a cada pessoa, explorando as necessidades e preferências individuais, aumentando a autoestima, relaxamento, as emoções positivas, a capacidade de iniciativa, de aprendizagem e autoexpressão. Na sala encontra-se material para estimulação sensorial, constituído por elementos de luz, som, cor e texturas, estimulando assim os sentidos.A aposta neste novo espaço visa colmatar e complementar o serviço de qualidade já prestado na instituição, permitindo trabalhar de forma específica as fragilidades da população idosa, como a prevenção de várias doenças do foro psicológico como a Doença de Alzheimer, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. «Snoezelen não é apenas uma abordagem, mas sim um estilo de vida!», afirma Rita Silva, psicóloga e coordenadora da Sala Multissensorial do Lar Otília Lourenço. Para já a sala é para utilização pelos utentes do Lar Otília Lourenço, mas a instituição está a preparar-se para poder vir a alargar a sua utilização a outras instituições, dando seguimento à sua missão de apoio à comunidade, regendo-se por valores de justiça social, solidariedade, inovação e responsabilidade.

Luísa Conceição (Diretora Técnica) e Rita Silva(Psicóloga) do Lar Otília Lourenço com Ad Verheu

a equipa técnica do Lar Otília Lourenço em formação com Dra. Amélia Martins

Pode consultar mais informação sobre a Fundação e os diferentes projetos e iniciativas em https://www.fundacao-jlourencojr.org/.

Nota: informação recolhida pelo CPF no site da Fundação


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward