25 Março 2023

Projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos faz retrato da desigualdade em Portugal

Portugal Desigual é o nome do projeto que ajuda a interpretar os dados sobre pobreza e desigualdade de rendimentos.

Os principais indicadores de pobreza e desigualdade no país voltaram a diminuir depois do choque da pandemia, revelam os dados mais recentes do INE. No entanto, um quarto da população ainda vive em pobreza ou exclusão social, e o aumento da inflação está a trazer novas dificuldades. Esta é a análise mais recente análise do economista do ISEG, Carlos Farinha Rodrigues, no âmbito do projeto Portugal Desigual.

“Um retrato, em constante atualização, sobre as principais alterações na distribuição do rendimento no país, com base nos números do Instituto Nacional de Estatística sobre os mais importantes indicadores de desigualdade, pobreza e exclusão social”.

Esta é a descrição que a Fundação Francisco Manuel dos Santos faz do projeto Portugal Desigual, a iniciativa que oferece uma análise contínua e aprofundada sobre a evolução dos rendimentos familiares e dos principais indicadores de desigualdade, os principais indicadores de pobreza monetária, os principais indicadores de privação material das famílias portuguesas, o impacto das políticas redistributivas na redução da pobreza e comparações dos indicadores nacionais com os de outros países da União Europeia.

O projeto Portugal Desigual pode ser acedido aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward