28 Junho 2022

Projeto 17 | Geografias, Património Cultural das Fundações Portuguesas

O Projeto 17 teve a sua génese no Grupo de Trabalho das Fundações da área da Cultura associadas do CPF. Neste contexto, estas fundações exploram proactivamente diversas temáticas culturais, germinando entre as mesmas uma hegemonia cultural filantrópica. Este foi o princípio norteador do Projeto 17 – Geografias, Património Cultural das Fundações Portuguesas. 

Assim, deu-se início a uma concretização inovadora do último dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – o 17, precisamente aquele que pugna pelas parcerias de cooperação.  Este é o ODS que residualmente propõe a coesão de diversificados entes para a dinamização de projetos e atividades que possam dinamizar os demais 16 objetivos.

Nestes termos, foi amplamente explorado o cenário de realização de exposição coletiva composta por diversos bens culturais que integrassem os acervos destas fundações, mas com a particularidade de existirem espaços expositivos individualmente escolhidos por cada fundação aderente, distribuídos por todo o território nacional (nas suas sedes, museus, receções, etc…). A ambição seria harmonizar e apresentar as coleções das Fundações culturais numa exposição representativa de diversificados bens culturais na sua aceção mais ampla, como testemunho de cultura e civilização – artes plásticas, arquitetura, literatura, artes cénicas, música, entre outros.

É um projeto evolutivo, no sentido de que as fundações terão sempre a possibilidade de aderir ao Projeto 17 até final de 2022, sendo que foi designado um primeiro momento para arranque desta iniciativa – o dia 29 de junho de 2022, a partir das 15 horas. E será precisamente neste dia que as primeiras Fundações a aderir ao Projeto 17 apresentam as escolhas de bens culturais dos seus acervos, estabelecendo nexos de causalidade com o(s) ODS que entendam ser pertinentes.

Estas primeiras fundações são as seguintes, por ordem alfabética: Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Fundação Casas de Fronteira e Alorna, Fundação EDP, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Marques da Silva, Fundação Millennium BCP, Fundação Oriente, Fundação PLMJ e Fundação Portuguesa das Comunicações.

As propostas de cada uma destas fundações serão representadas em Catálogo a divulgar brevemente, bem como em documento que pretende mapear todo o itinerário destas exposições individuais – o Mapa 17.

Além disso, pretende-se desenvolver outras iniciativas paralelas a esta apresentação coletiva do património cultural das fundações portuguesas, as quais serão divulgadas a breve trecho (conferências, visitas guiadas, entre outras).

Para informações específicas e detalhadas de cada uma das exposições individuais das mencionadas fundações que dão início ao Projeto 17, deverão as mesmas ser diretamente contactadas.

O CPF deseja um enorme e proveitoso usufruto deste património cultural das fundações portuguesas, neste âmbito muito próprio de conexão com os ODS da Agenda 2030!


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward