13 Janeiro 2023

Prémio Maria de Sousa: candidaturas abertas até 31 de maio

Fundação Bial

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL estão a divulgar a terceira edição do Prémio Maria de Sousa, lançado em 2020 em homenagem à imunologista e grande investigadora portuguesa Maria de Sousa.

O Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar jovens investigadores portugueses, de idade igual ou inferior a 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência.

No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros por um máximo de cinco vencedores. As candidaturas encerram a 31 de maio e têm de ser apresentadas individualmente, não sendo admitidas candidaturas por grupos de investigadores.

Para o neurocientista Rui Costa, que preside mais uma vez ao júri, este Prémio tem um significado especial porque “a Prof. Maria de Sousa sempre quis ajudar os investigadores mais jovens a pensarem diferente, a internacionalizarem-se e a desafiarem as próprias fronteiras do conhecimento, por isso queremos encorajar os jovens investigadores portugueses a concorrerem e mostrarem-nos os seus talentos.”

Para além de Rui Costa, o júri é composto por investigadores que foram muito próximos de Maria de Sousa: Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Graça Porto,  diretora do grupo de investigação sobre a biologia do ferro do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, Miguel Castelo-Branco, diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da Universidade de Coimbra, e Joana Palha, professora catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

O regulamento, formulário de candidatura e mais informação sobre esta edição estão disponíveis aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward