14 Fevereiro 2023

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022 distingue obras sobre autismo, tumores cerebrais e hipertensão

Fundação Bial

A cerimónia de entrega da 20ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica decorreu no dia 8 de fevereiro na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e foi presidida pelo Presidente da República, tendo contado com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Miguel Castelo-Branco (CIBIT/ICNAS, FMUC) foi o grande vencedor do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022, com a obra “The challenges of Neurodiversity: A Translational Journey into Personalized Medicine in Autism Research“, que representa uma visão de 15 anos de percurso do autor na investigação básica e clínica na área do neurodesenvolvimento, e em particular no autismo, influenciada pela sua própria história pessoal, como pai de um jovem com esta condição.

Cláudia Faria (CHULN, iMM, FMUL) foi distinguida com uma Menção Honrosa pela obra “Brain Tumors 360º: from biological samples to precision medicine for patients”, com foco na Brain Tumor Target, uma plataforma centrada no doente, que tem como objetivo contribuir para o conhecimento científico dos tumores cerebrais e, com isso, melhorar o tratamento dos doentes.

A equipa coordenada por Albertino Damasceno (Universidade Eduardo Mondlane, FMUP, Hospital Central de Maputo) foi distinguida com uma Menção Honrosa atribuída à obra “Contribuição para o estudo da Hipertensão Arterial em Moçambique e na África subsaariana: Resultados de um combate de 25 anos”, que pretendia, entre outros objetivos, identificar vários fatores determinantes que possam suportar decisões sobre medidas preventivas e terapêuticas mais adequadas para reduzir a morbilidade e mortalidade associadas à hipertensão.

O Prémio BIAL de Medicina Clínica visa galardoar uma obra intelectual, original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância. Criado em 1984, ao longo de 20 edições este galardão distinguiu 310 autores, premiou 108 obras de grande repercussão na medicina, 42 das quais foram editadas e distribuídas gratuitamente pela classe médica. A próxima edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica terá lugar em 2024.

Mais informações sobre a cerimónia de entrega e os trabalhos premiados aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward