29 Novembro 2022

Obra do compositor Iannis Xenakis em destaque no Museu Calouste Gulbenkian

Révolutions Xenakis é inaugurada a 3 de dezembro.

O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian celebra o centenário do nascimento do compositor Iannis Xenakis (1922-2001) com a exposição Révolutions Xenakis, uma co-produção com a a Philharmonie de Paris – Cité de la Musique, que ficará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian entre 3 de dezembro deste ano e 27 de março de 2023.

Recentemente apresentada em Paris, Révolutions Xenakis dará a conhecer a génese, o contexto e o processo criativo das notáveis arquiteturas sonoras daquele que se afirmou como um dos compositores mais inovadores e influentes do século XX, a quem a Fundação Gulbenkian encomendou mais de uma dezena de obras ao longo da sua vida.

Com curadoria de Mâkhi Xenakis, filha do compositor, e Thierry Maniguet, a exposição divide-se em seis núcleos, explorando as numerosas facetas deste artista singular que inventou uma grande parte das técnicas composicionais que caracterizam a segunda metade do século passado.

Uma instalação, realizada pelo ateliê ExperiensS, cobrirá o teto do espaço central de exposição, numa transposição dos célebres espetáculos de luz e som – polítopos – para a atualidade. Os polítopos representam os trabalhos da maturidade do compositor, constituindo uma síntese do seu pensamento, sendo-lhes dedicado um dos núcleos da exposição. Outro núcleo incidirá sobre o Pavilhão Philips, criado para a Exposição Universal de 1958, em Bruxelas, altura em que o compositor trabalhava no ateliê de Le Corbusier. Esse pavilhão, dotado por Xenakis de «caminhos de sons» compostos por 325 altifalantes, foi um caso de espetacular sucesso, acolhendo 1,5 milhões de visitantes ao longo de quatro meses.

Uma das curiosidades da exposição consiste na recriação do estúdio onde Xenakis desenvolveu o seu trabalho, com os livros da sua biblioteca que dão testemunho da sua paixão pelas culturas grega e não europeia, e também pela música, filosofia, natureza, arquitetura e matemática, oferecendo ao público a atmosfera íntima do seu espaço criativo.

A acompanhar esta exposição ficará também patente ao público uma mostra documental acerca da relação do compositor com a Fundação Gulbenkian, organizada pela Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação.

A programação completa do centenário do nascimento de Iannis Xenakis pode ser consultada aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward