Por Tua Conta envolve 1.200 alunos do ensino profissional da Área Metropolitana do Porto, apoiando a sua entrada no mercado de trabalho.
O ensino profissional tem vindo a ganhar, cada vez mais, um lugar prioritário na formação dos alunos. A pensar nisto, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto) criou um programa educativo que prepara os estudantes para a entrada no mercado de trabalho, através da promoção da literacia financeira.
O Por Tua Conta leva às salas de aula uma abordagem prática e lúdica da educação financeira. Na plataforma digital, os conteúdos, jogos e vídeos seguem o Referencial de Educação Financeira e contam com a revisão científica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
O objetivo passa por abordar temas como o planeamento e a gestão do orçamento familiar, os produtos financeiros básicos, os direitos e deveres dos consumidores ou a prevenção da fraude, promovendo o sucesso escolar, pessoal e profissional dos alunos, bem como a sua capacitação enquanto futuros consumidores mais conscientes e informados.
João Costa, Ministro da Educação, marcou presença na apresentação do Por Tua Conta e reconheceu a pertinência do projeto. “Há aqui um grande mérito nesta escolha de um projeto dedicado ao ensino profissional”, disse o Ministro, que reforçou ainda: “Isto são ferramentas para a vida, em relação às quais a escola não pode passar ao lado. Portanto, esta é uma iniciativa mesmo muito importante”. João Costa afirmou ainda que a Fundação “tem sido um parceiro extraordinário do Ministério da Educação, não só na promoção de atividades, mas também na promoção da capacitação dos professores, na publicação dos Referenciais que permitem que os professores tenham materiais de apoio nas escolas”.
O projeto piloto Por Tua Conta, que teve início no passado ano letivo, está já a chegar 1.200 alunos, de 41 escolas e 77 professores de 29 cursos da Área Metropolitana do Porto. Para que tenham todos os recursos necessários para a implementação do projeto, ao ritmo das suas turmas, estes docentes são acompanhados em permanência pela Fundação e têm ainda acesso a planos de aula e ações de formação. Uma destas ações, sobre prioridades programáticas e recursos educativos, decorreu também na apresentação pública do Por Tua Conta, realizada a 11 de novembro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
No evento, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação, destacou que “preparar os nossos jovens para um mundo e um emprego que muito deles exige requer que se leve muito a sério o reforço das competências quer em relação ao dinheiro quer em relação à gestão que dele se faz”, assumindo que a formação financeira deve ser “uma verdadeira política pública”. A Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda partilhou ainda alguns dados do impacto do primeiro ano do projeto: “a percentagem de alunos que os professores consideram como bastante, muito ou muitíssimo conscientes relativamente a questões financeiras passou de 4,5%, no momento do pré-teste, para 32% no momento do pós-teste”.
Já Ana Amorim, Secretária Executiva da Área Metropolitana do Porto, sublinhou a importância do projeto “para dotar os jovens do ensino profissional de competências que reforcem o seu perfil profissional de saída e a sua preparação para uma cidadania consciente com comportamentos financeiros responsáveis”. A representante da entidade parceira que desafiou a Fundação a criar o Por Tua Conta destacou ainda que o projeto permite desenvolver processos cognitivos “associados à pesquisa e organização de informação, à resolução de problemas”, bem como promover a “transposição destas competências para outros contextos, reforçando a autonomia pessoal dos alunos e capacitando-os para a adaptação futura no contexto profissional”.
A criação do Por Tua Conta tem por base a experiência da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda com o No Poupar Está o Ganho, um projeto da dedicado às escolas do ensino “regular”, que já alcançou mais de 53 mil estudantes do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, em 50 municípios e que assinala este ano a 13ª. edição.