A exposição “Enquanto Isso / Meanwhile “estará patente entre:
13 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025
Na Galeria Millennium bcp, no MNAC.
O conceito curatorial desta exposição assenta no elogio da contemplação, da pausa e da desaceleração no processo criativo. Remetendo a momentos de repouso, procrastinação e, num movimento próximo do “prefiro não fazer”, a mostra revela como esses estados de suspensão fazem parte da jornada artística. O que fica por realizar, o inacabado e os projetos que habitam apenas nos diários ganham protagonismo, sem a pressão da finalização. Aqui, o atelier é visto como um espaço de liberdade e erro, onde o tempo segue o seu ritmo próprio.
Celebra-se, quasi como manifesto ou gesto revolucionário, o lazer, o ócio e o recreio como elementos inseparáveis da criação, destacando a ação do artista nas suas suspensões, desvios e paragens.
Ao encarar uma sociedade de consumo imediato cuja produção incessante sufoca a experimentação e o desenvolvimento criativo de ideias, a exposição propõe uma alternativa, onde o repouso reina. Dentro deste contexto, o ato de não fazer, e de permitir que o inacabado flua, adquire uma dimensão poética no decurso artístico.
É a partir desta relação livre com o tempo, que o significado do processo é reformulado, dando destaque à importância da contemplação naquilo que, por vezes, escapa ao olho desatento ou se perde na sombra do quotidiano.
ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), no âmbito da parceria que inclui ainda a Plataforma UmbigoLAB e a Fundação Millennium bcp, colocando em diálogo um conjunto de obras destas coleções, e incluindo a produção de artistas representados na Plataforma online, equacionando o museu como um laboratório vivo e especulativo.