4 Fevereiro 2023

Museu do Oriente promove seminário sobre minorias na Índia portuguesa

Evento decorre a 13 e 14 de fevereiro.

As minorias na antiga Índia portuguesa vão estar em destaque no Museu do Oriente com um seminário internacional que decorre nos dias 13 e 14 de Fevereiro. O programa propõe a reflexão sobre várias questões em torno destas comunidades.

Entre comunicações e debates, no dia 13 de Fevereiro, a audiência é convidada a conhecer e a debater a presença destas minorias, desde o século XV até à atualidade, na Índia portuguesa, assim como a sua circulação, tanto pelo então império português, como por Portugal. Marginalidade e escravatura estarão também em análise no primeiro dia do seminário.

No dia 14 de Fevereiro, os temas dominantes serão a definição de minoria e o seu carácter religioso, assim como a literatura normativa a que deu origem e a sua evolução ao longo do tempo.

Tendo como línguas de trabalho português e inglês, o programa conta com participações internacionais de que são exemplo, Rila Mukherjee, University of Hyderabad Ernestine Carreira, da Índia, Ernestine Carreira da Université d`Aix-Marseille, de França e Patrícia Souza de Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Brasil. O seminário conta também com diversos investigadores de universidades portuguesas, como a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o ISCTE ou o Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho.

Os interessados poderão ter acesso a mais informação aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward