6 Julho 2023

Museu de Serralves distinguido em lista de obras de relevo da arquitetura contemporânea

Edifício integra lista que destaca “as mais relevantes e esperançosas formas da prática da arquitetura contemporânea”.

O C.guide nomeou o Museu de Serralves, da autoria de Álvaro Siza, como uma das 200 obras de arquitetura contemporânea mais significativas do mundo!

Este guia global de arquitetura contemporânea, desenvolvido pela Fundación Arquitectura Contemporánea e patrocinado pelo Grupo Cosentino, lançou a lista 200Best, uma seleção que representa “as mais relevantes e esperançosas formas da prática da arquitetura contemporânea”.

Após um longo processo de debate, a comissão científica do C.guide procedeu a esta seleção de 200 obras, que integram o guia com classificação máxima (CCC), reservada à arquitetura de exceção, “aquela que por si só justificaria uma viagem”. A lista pretende refletir a pluralidade de estratégias e abordagens para lidar com a complexidade da paisagem contemporânea.

Para a Fundación Arquitetura Contemporánea, esta seleção levanta questões e procura identificar os vetores mais estimulantes da prática arquitetónica. Nas palavras do comité científico: “Percorremos o mundo em busca de projetos que, em vez de dizerem às pessoas como viver, lhes perguntem como querem viver; que estejam comprometidos com a vida em comunidade; que combinem a mais alta tecnologia com a sabedoria tradicional da construção; (…); uma arquitetura que recicle, que se entenda como um processo e que procure a igualdade”.

O projeto do Museu de Serralves, da autoria do arquiteto Álvaro Siza, teve início em 1991. Em 1999, foi inaugurado o edifício, integrado na envolvente urbana e nos espaços preexistentes dos jardins, do Parque e da Casa de Serralves.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward