26 Setembro 2022

Manifesto e Plano Anual de Atividades

Fundação Maria Ulrich

MANIFESTO FMU 2022/23

Para se resolver o problema do mundo, a opção radical que há a fazer é a de situar a felicidade na área dos valores verdadeiramente humanos.

Maria Ulrich

Maria Ulrich sempre afirmou grandes horizontes. Resolver o problema do mundo. Não o seu problema doméstico ou a contenda da vizinhança; resolver o problema do mundo é a missão que herdámos da fundadora e a que nos propomos responder com entusiasmo e seriedade.

Qual é, então, o problema do mundo? Curiosamente não se fala “dos problemas do mundo”, que poderíamos elencar quanto à nossa realidade: um ano letivo que começa marcado pela enorme falta de professores nas escolas, num contexto em que os jovens afastam a carreira docente como possibilidade de realização profissional e de vocação pessoal; uma sociedade atingida pela guerra e pelas crises humanas, económicas e culturais que daí sempre advêm. Os problemas do mundo são muitos e de difícil resolução.

Na perspetiva de Maria Ulrich, o problema do mundo sempre esteve associado ao homem e à urgência da realização da sua vocação, ao mesmo tempo transcendente e concreta: “todo o homem foi criado para atingir uma plenitude e só viverá verdadeiramente, só será feliz, no pleno desabrochar e desenvolvimento da sua personalidade (cfr. Preâmbulo do Testamento de Maria Ulrich).

A Fundação Maria Ulrich pretende, assim, oferecer o seu contributo para favorecer a opção radical que permite ao homem atingir tal plenitude. Trata-se de uma opção radical que cada educador, cada aluno, cada família pode tomar: situar o desejo de felicidade nos âmbitos a que humanamente damos valor verdadeiro, valor real. Poderíamos dizer, de outra forma, que cada pessoa deve “apostar no desejo de felicidade”, título deste manifesto e tema que acompanhará mais um ano, na esperança de reconquistar essa estrutura essencial de ser pessoa, o desejo de ser feliz, motor de ação, de criatividade e de realização.

As propostas que apresentamos nas áreas de educação, formação e cultura pretendem ser, por isso, um contributo para o verdadeiro desenvolvimento e a formação da personalidade humana (ibidem), como a própria Maria Ulrich indicou.

Consulte o plano anual de atividades aqui. Bom ano!

Setembro 2022


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward