Leia o texto que a Fundação produziu para assinalar a data.
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso completa esta semana 27 anos de atividade.
Criada por Mário Soares, a Fundação tem desenvolvido um amplo trabalho de serviço público no domínio cultural, educativo, cívico e científico, com os objetivos de promover uma cultura cívica e democrática e de preservar e divulgar a memória histórica e a herança cultural de Portugal Contemporâneo.
Em 2020, resultante da alteração dos estatutos, a Fundação passou a integrar na sua designação o nome de Maria Barroso. A missão e a atividade da Fundação procuram, desde então, refletir a vida, a ação e o legado dos patronos, Mário Soares e Maria Barroso, símbolos da liberdade e da democracia e promotores da paz, dos direitos humanos e da justiça social.
Preservar a memória para construir o futuro
A Fundação procura ativamente impulsionar a abertura, cultivar a participação pública, promover o avanço científico e fortalecer a qualidade da democracia através do acesso aberto e transparente ao património cultural.
Através do Arquivo, das Bibliotecas, da Casa-Museu João Soares e da Casa Comum, a Fundação protege, preserva e garante o acesso e a reutilização do património e a memória da liberdade e da democracia, salientando-se o acervo documental, bibliográfico e museológico de Mário Soares e de Maria Barroso e muitos outros arquivos essenciais para o conhecimento da História de Portugal, da Europa e do Mundo.
A Fundação tem ainda como missão criar espaços de formação e de valorização da participação dos cidadãos, do envolvimento, da dedicação à causa pública, em particular através de atividades de educação não formal. As ações nestes domínio visam fortalecer a sociedade civil e empoderar cidadãos para lidar com os desafios crescentes de uma sociedade complexa e em constante mudança, procurando fomentar uma cidadania ativa e um compromisso social apostado em valores e práticas de liberdade, tolerância, solidariedade e igualdade.
Os centenários de Mário Soares e de Maria Barroso (2024-2025)
A preservação da memória de Mário Soares e de Maria Barroso permite projetá-la para o futuro, em particular junto das novas gerações.
Em 7 de dezembro de 2024, comemoramos o centenário do nascimento de Mário Soares, com um programa ambicioso e plural, nacional e internacional, institucional e popular, cívico e cultural, descentralizado e pedagógico, geral e sectorial, para todas as idades.
As comemorações realizam-se de 7 de dezembro de 2024 até ao final de 2025 e ligam-se às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e dos 100 anos do nascimento de Maria Barroso (2025).