5 Dezembro 2022

Fundação Cecília Zino edita romance gráfico com ilustrações de Luis Buchinho

Fundação Cecília Zino

A novela gráfica “SAL”, editada pela FUNDACAO CECILIA ZINO, aborda a história de vida de uma personagem ficcional, SAL – uma jovem em risco, que passa por uma situação de acolhimento.

Com texto de João Andrade e ilustrações de Luís Buchinho, “SAL” narra uma situação muito próxima da ação da FUNDAÇÃO CECÍLIA ZINO, que trabalha diariamente com jovens em situação de acolhimento, vítimas de violência ou perigo.

Num esforço de chamada de atenção a uma realidade quotidiana à qual muitos são alheios, a Fundação – sediada na Ilha da Madeira e fundada em 1961- decidiu editar esta novela gráfica.

Esta publicação pretende revelar a importância das equipas de intervenção e como a sua ação é essencial para a segurança dos jovens em situações de risco.

Uma percentagem das vendas dos livros reverte a favor da construção da nova casa de acolhimento da FUNDACAO CECILIA ZINO, no Funchal.SINOPSE:

A Sal tem 14 anos e vive com os pais na Ilha da Madeira.

O ambiente familiar negligente e desfavorável à jovem, é analisado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. O tribunal decide retirá-la para uma casa de acolhimento temporário para ter mais tempo para analisar este caso que lhe parece ter mais segredos…

Sal inicia, nesta nova casa, um longo e doloroso processo de crescimento pessoal.

A FUNDAÇÃO: 

A Fundação Cecília Zino foi constituída em 1961 como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Da vontade de Cecília Zino, surge um hospital pediátrico, que após a abertura do Hospital Central do Funchal, é transformado em casa de acolhimento residencial de jovens, cumprindo o seu papel até a presente data.

No ano de 2018 foi criado o Centro para o Desenvolvimento Humano, no coração do Funchal, com a intenção de expandir a ação da Fundação Cecília Zino, um espaço onde a intervenção social e os projetos de âmbito cultural co-habitam.

O acesso democratizado à cultura, os projetos sociais, a programação cultural, e mais recentemente, a publicação do romance gráfico SAL, da autoria de João Andrade e Luís Buchinho – todas as intervenções da Fundação Cecília Zino, se focam na intenção de incentivar a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward