Evento intitulado “Acesso, Participação e Democracia Cultural” decorre a 6 de julho.
Está agendado para 6 de julho, pelas 17h30, no Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, o terceiro evento da iniciativa Territorializar. Desta vez, a Fundação Bracara Augusta, em parceria com a Ordem dos Arquitetos, promove o debate “Acesso, Participação e Democracia Cultural”.
Que mudanças nas políticas públicas na área da cultura poderiam dar maior suporte ao objetivo de facilitar o acesso e promover a diversidade? Porque continuamos a ter uma percentagem tão significativa de públicos que não frequentam espaços museológicos nem eventos culturais? Como deveriam desenvolver-se as políticas públicas da área da cultura, tendo em conta as necessidades específicas dos artistas com deficiência? Que fatores mais condicionam a literacia científica em Portugal, a qual seria fundamental para uma melhoria dos indicadores de democracia cultural? Estas são algumas da questões que vão estar em cima da mesa neste evento.
A iniciativa Territorializar pretende estimular o debate sobre a importância do tema do território nas políticas públicas, designamente, a agenda que importa ao exercício da arquitetura, da preservação do património, da gestão cultural e do desenvolvimento das cidades. Pretende-se lançar o debate aberto à sociedade assente num diálogo franco e participado entre arquitetos e outros atores envolvendo as universidades, as associações e as instituições públicas e privadas.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição para fba@cm-braga.pt”