O FLAD Science Award Mental Health está de volta para a sua quarta edição.
A primeira fase de candidaturas ao FLAD Science Award Mental Health decorre entre 1 e 30 de novembro, com um prémio de 300 mil euros vencedor.
A 4ª edição do FLAD Science Award Mental Health pretende apoiar a investigação sobre Saúde Mental em Portugal, em particular projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais desta área em Portugal, com cooperação nos Estados Unidos, mas também contribuir para a qualidade de vida dos pacientes, numa época em que as necessidades em torno da Saúde Mental são ainda mais evidentes.
Nesta edição, o foco está no desenvolvimento de novas abordagens de âmbito clínico, desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. A ideia é que essas abordagens traduzam uma melhor compreensão do impacto de diferentes fatores – biológico, experiências de vida, história familiar, epidemiológico, entre outros – no desenvolvimento de perturbações mentais.
Entre as áreas consideradas chave estão as perturbações do espectro do autismo e outras perturbações do desenvolvimento, ansiedade, depressão, doenças bipolares, síndrome obsessivo-compulsivo, esquizofrenia e outras condições psicóticas, doença de Alzheimer e outras demências.
Os candidatos deverão ter doutoramento há menos de 10 anos; estar associados a um centro de investigação reconhecido pela FCT; ter o apoio da unidade de saúde e centro de investigação associado ao plano de investigação; fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica; e incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.
Nas edições anteriores, o FLAD Science Award Mental Health apoiou os trabalhos de Pedro Morgado, psiquiatra e investigador da Universidade do Minho, Manuela Silva, psiquiatra e investigadora do Hospital de Santa Maria, e Nuno Madureira, investigador no Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) da Universidade de Coimbra.
Os resultados desta edição do FLAD Science Award Mental Health serão conhecidos a 31 de março de 2024.