A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso junta-se a uma rede europeia de organizações de defesa dos direitos das crianças, a Eurochild, para propor às autoridades medidas contra a pobreza infantil, no quadro do Plano de Recuperação da União Europeia- UE.
Em Portugal, a proporção de crianças em risco de pobreza ou exclusão social voltou a aumentar em 2019, depois de vários anos de decréscimo, alcançando 22.3% das crianças (<18 anos). Na UE, mais de uma em cada quatro crianças está em risco de pobreza. As crianças têm mais probabilidades de estar em risco de pobreza do que a população em geral. (Eurostat, 2018)
Com motivo da Cimeira dos estados-membros da EU de 17 e 18 de julho de 2020, o apelo centra-se em solicitar às autoridades governamentais a atribuição de pelo menos 5% das verbas do FSE + que ajudem a reduzir e combater a pobreza infantil na UE. Marie-Louise Coleiro Preca, presidente da Eurochild e ex-presidente de Malta fez um discurso em vídeo aos líderes para que apoiem os apelos da rede pan-europeia dos direitos das crianças.