10 Janeiro 2023

Duas associadas do CPF entre os vencedores do Prémio BPI Fundação “La Caixa” Seniores

Fundação AMI e Fundação Otília Pessoa Murta Lourenço e marido Dr. José Lourenço Júnior vão receber mais de 36 mil euros.

A 10.ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores atribuiu 1,3 milhões de euros a 36 projetos que visam dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos mais velhos, evitando o progressivo isolamento na comunidade. As candidaturas vencedoras vão apoiar mais de 5700 seniores em situação de vulnerabilidade.

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de uma equipa de 21 avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reuniram com todas as entidades.

Os projetos distinguidos pretendem oferecer respostas sociais nas seguintes áreas prioritárias: promoção da autonomia pessoal e apoio às atividades diárias; prevenção da fragilidade; intervenção em situações de solidão não desejada e em isolamento social e digital; dinamização do envelhecimento ativo, nomeadamente na promoção de hábitos de vida saudáveis; incentivo de ações comunitárias e de voluntariado; e apoio da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de dependência, doença crónica ou cuidados paliativos.

Entre os vencedores estão a Fundação AMI e a Fundação Otília Pessoa Murta Lourenço e marido Dr. José Lourenço Júnior. A primeira vai receber mais de 11 mil euros para aplicar num conjunto de atividades de promoção do relacionamento interpessoal, hábitos de vida saudáveis, autonomia e envelhecimento ativo. Já a segunda vai receber mais de 25 mil euros para o projeto ‘Sentir é Viver’, que tem o objetivo de combater o declínio cognitivo em estado inicial e/ou avançado, em idosos.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward