25 Setembro 2022

Daniel Innerarity: “Não podemos deixar que as plataformas digitais privatizem o nosso espaço público”

Filósofo basco deu uma entrevista ao jornal Público em maio deste ano. Estas são algumas das citações mais relevantes dessa entrevista.

 “O primeiro efeito democrático da Internet é a “deshierarquização”.”

“A digitalização transformou a opinião pública em algo mais volátil e desregulado, algo que a maioria das pessoas interpreta como uma libertação.”

“Enquanto os meios de comunicação de massas se dirigiam a um público passivo, os meios digitais presumem um público activo, mas também fragmentado, uma representatividade questionável, formas de hierarquia mais débeis, um compromisso pontual e temático, mobilizações imprevisíveis e de curta duração, grupos ocasionais, mais exigências de transparência e a ausência de uma mediação estável.”

“Não podemos deixar que as plataformas digitais privatizem o nosso espaço público.”

“A China, os Estados Unidos, a Rússia e a União Europeia encontram-se, neste momento, numa competição entre diferentes modelos de digitalização, numa batalha na qual se define a configuração dos mercados e da regulação global. Aquilo que está em jogo é a concepção da privacidade, dos direitos humanos, da economia das plataformas e, em última instância, de como é que se devem relacionar os mercados, os Estados e as sociedades.”

Leia a entrevista na íntegra aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward