O modelo Touchpoints consiste numa abordagem do desenvolvimento perspetivado em torno de momentos-chave, focada no bebé/criança e centrada na família.
Os Touchpoints definem-se como “fases previsíveis que ocorrem precisamente antes de um surto de crescimento rápido em qualquer linha do desenvolvimento – motor, cognitivo ou emocional – quando, durante um breve espaço de tempo, se verifica uma alteração no comportamento da criança” (Brazelton, 1992). Cada Touchpoint constitui uma oportunidade para o profissional se unir aos pais, numa colaboração fundamental para a existência efetiva e eficaz de cuidados antecipatórios que, centrados nas forças parentais, promovem a sua ação, empoderando-a. Visa, deste modo, potenciar a competência parental na construção da relação pais-filhos e criar uma aliança entre os pais e os profissionais que fazem parte do seu sistema.
A aplicação dos Touchpoints pressupõe uma transformação na abordagem ao trabalho com as famílias ao focar-se nas suas forças, assumir uma postura colaborativa e um envolvimento empático.
Para mais informações sobre o Curso, e Candidatura, por favor consultar em: fundacaobgp.com