26 Maio 2021

Colher para Semear, um livro que assinala os 10 danos da Fundação GDA e os 25 da GDA

Fundação GDA

O livro Colher para Semear – 25 anos de GDA  –  10 anos de Fundação GDA, da jornalista, escritora e ensaísta Claudia Galhós, vai muito além de uma análise de percurso, de um olhar sobre o património (intelectual, económico, social e simbólico) ou da aferição do impacto da ação das duas organizações no tecido criativo nacional.

A obra coloca o eixo central da narrativa no papel dos artistas intérpretes e executantes prestando-lhes uma homenagem e reivindicando respeito pelo seu trabalho e pela sua identidade enquanto pessoas humanas.

O livro traz uma reflexão premente acerca do papel do artista na sociedade, numa altura em que a experiência pandémica, que se arrasta há mais de um ano, obrigou a confinamentos. Confinada em casa, uma grande parte da população encontrou no trabalho desenvolvido por artistas um escape usufruindo, através da transmissão online ou das plataformas digitais, de música, teatro, dança e filmes.

Ao enquadrar o contexto deste novo paradigma do acesso aos bens culturais imateriais, que se desenvolve desde o final do século passado e explodiu com a crise pandémica, Colher para Semear apela à ação para que os artistas intérpretes não se vejam privados de uma remuneração justa e equilibrada pela utilização das suas obras nas grandes plataformas de streaming.

Por seu turno, o vídeo institucional traça o percurso de 10 anos da Fundação GDA, mostrando como parte da riqueza gerada pelo trabalho dos artistas pode ser reinvestida no tecido criativo.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward