12 Novembro 2020

Ciclo de Webinares | Touchpoints: um modelo relacional em tempo de distanciamento social?

Fundação Brazelton/Gomes Pedro para as Ciências do Bébé e da Família

Webinar 2 | Touchpoints: um modelo relacional em tempo de distanciamento social. Proximidade e/ou distância?

21 de Novembro de 2020 (sábado)
Formação online | Zoom (em directo). Cada webinar é independente.

“Berry, (…) tu nunca terias permitido que o distanciamento social dos outros, necessário para impedir a propagação, se transformasse em distância emocional.”

Os tempos têm sido de mudança. O arco-íris, espalhado por tantas janelas, dá-nos a esperança de que “vai ficar tudo bem” aproximando-nos na distância. As plataformas online, as chamadas, com ou sem vídeo, os grupos de amigos no Whatsapp e outras quantas modalidades trouxeram-nos novas formas de estar na relação. Como profissionais, emergiram as vídeoconsultas, as visitas “domiciliárias” ao ar livre, a fisioterapia sem toque, as visitas de familiares através de vidros, máscaras e viseiras…
Como intervir através de um modelo relacional, de proximidade e empatia, em tempo de distanciamento social? Eis o questionamento que nos inquieta e alavanca.
E Brazelton interpela-nos através das lentes dos seus Pressupostos. “Todos os pais querem fazer bem com os seus filhos. “Os profissionais querem ser competentes” e “Os profissionais precisam do mesmo tipo de suporte e respeito que lhes pedimos para dar aos pais”.

Neste webinar, assentes nestes Pressupostos que nos ligam, propomos um mergulho de reflexão na “nova normalidade”, através do Princípio “Valorize e compreenda a relação entre si e os pais”.

 

Webinar 3 | Touchpoints: um modelo relacional em tempo de distanciamento social. Forças e/ou vulnerabilidade?

12 de Dezembro de 2020 (sábado)
Formação online | Zoom (em directo). Cada webinar é independente.

“No entanto, uma estranha reviravolta aconteceu, com a epidemia do coronavírus. É que, para muitos de nós, a melhor coisa que podemos fazer por nós próprios, é também o melhor que podemos fazer agora para ajudar os outros. (…)”

A pandemia trouxe a desorganização e renovados tempos em família. Trouxe a confusão e um ritmo de vida diferente. O teletrabalho trouxe sobrecarga. E flexibilidade? O mundo parou e estamos a retomar-nos numa “nova normalidade”, sem saber se vamos ter de parar novamente. Mas também não deixámos de nos reinventar e adaptar.  Inovámos na forma de ser, estar e de fazer.

Pais e profissionais já não estamos iguais. De toda esta desorganização, forças emergiram. E Brazelton desafia-nos sempre a refletir, propondo-nos novas lentes com os seus Pressupostos Parentais e Profissionais.” Todos os pais têm forças” e “Os pais são os peritos dos seus filhos”. E “cada profissional é o especialista no contexto da sua ação”.

Neste webinar, baseados nestes Pressupostos, propomos um exercício de reflexão sobre as forças que emergiram nesta “nova normalidade”, procurando oportunidades para apoiar a mestria de pais e profissionais…

Participe! Faça a sua inscrição aqui: fundacaobgp.com


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward