2 Novembro 2020

Cátia Sofia Ferreira Tuna vence Prémio Fundação Mário Soares – Fundação EDP 2020

Fundação Mário Soares e Maria Barroso

Fundação Mário Soares e Maria Barroso atribui o Prémio Fundação Mário Soares – Fundação EDP 2020 ao trabalho “Não sei se canto se rezo: ambivalências culturais e religiosas do fado (1926-1945)“, de Cátia Sofia Ferreira Tuna. Na sua investigação, Cátia Tuna propôs-se estudar a nomeação do fado como oração ou reza, “analisando os elementos religiosos que lhe são reconhecíveis, nos discursos em que o fado se diz a si próprio, considerando-se oração e religião, e nas divergentes representações e opiniões que dele circulavam no espaço público”.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas (ex-aequo): à tese de doutoramento em História “Desafios Coloniais na construção do sistema internacional de proteção dos refugiados: os processos de descolonização do Quénia, Argélia e Angola (1950-1975)”, da autoria de Ana Filipa dos Santos Guardião e defendida no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; e à dissertação de mestrado em Antropologia apresentada na Faculdade de Ciências e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com o título “Homossexualidade e resistência durante a ditadura portuguesa: estudos de caso”, de Raquel Afonso Louro.

As decisões foram tomadas por unanimidade pelo Júri, composto pelos Professores Rui Vieira Nery (Presidente do Júri), Bruno Sena Martins (Vogal) e pelo Doutor João Carlos Louçã (Vogal).

O Prémio Fundação Mário Soares, que celebra esta ano a sua 22.ª edição, foi instituído em 1998 pela Fundação Mário Soares, com o objetivo de galardoar autores de trabalhos académicos ou de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX. Desde 2011, o prémio é promovido com o apoio e colaboração da Fundação EDP.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward