A Casa de Acolhimento Residencial da Fundação CEBI iniciou, neste mês de abril, a implementação do Kit Básico de Saúde Mental para Crianças, criado pela Associação ManifestaMente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Estes episódios são enriquecidos com atividades que reforçam os conceitos abordados e abrem espaço para o diálogo e reflexão sobre estratégias que as crianças possam utilizar, na promoção da sua saúde mental.
Os cuidadores e profissionais da Casa de Acolhimento Residencial da CEBI abraçaram este Kit, pois acreditam no impacto positivo e preventivo que possa ter no dia a dia das crianças, na forma como as pode capacitar para conceitos ligados à saúde mental, mas também como forma de explorar e descobrir ferramentas e estratégias para lidar com desafios que possam surgir nos diversos contextos em que a criança se insere.
A escolha do mês de abril para o início desta aventura, não é um mero acaso. Este é o mês dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância, e como tal, faz sentido trabalhar conceitos que impactam pela positiva a saúde mental das crianças, mas também lhes permita descobrir recursos, que as ajudem a identificar sinais de alerta e a pedir ajuda.