2 Fevereiro 2022

BPI e Fundação “la Caixa” atribuem ‘Prémio Infância’ à CEBI

Fundação CEBI

Com a finalidade de apoiar projetos que facilitem o desenvolvimento integral e o “processo de inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade”, o BPI e a Fundação “la Caixa” lançaram em 2021 a 3.ª edição do ‘Prémio Infância’. Esta edição distinguiu vários projetos de Instituições privadas sem fins lucrativos, onde se inclui o da Fundação CEBI, que visa desenvolver uma plataforma informática de capacitação parental no âmbito da Inteligência Emocional e Disciplina Positiva. Com esta ferramenta, vai ser possível ampliar este Programa que já existe no Colégio José Álvaro Vidal a mais alunos e agentes da Comunidade Educativa.

Programa de Inteligência Emocional da CEBI com enorme taxa de aceitação 

As sessões de inteligência emocional do Colégio José Álvaro Vidal pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e académicas dos alunos, melhorando a sua “alfabetização emocional”, a expressão e gestão das suas emoções, bem como a resolução de problemas e tomada de decisões. Este programa, que também trabalha uma vertente de capacitação parental, é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de profissionais da CEBI junto de 286 alunos do 1.º ciclo, cujo arranque se verificou no ano letivo de 2020/2021.

Numa avaliação realizada no final desse Ano Letivo, 90,7% dos Encarregados de Educação revelaram interesse em que estas sessões continuassem a fazer parte do programa escolar nos Anos Letivos seguintes e, até, pudessem ser estendidas às próprias famílias envolvidas.

feedback dado pelos mesmos revelou uma enorme aceitação dos conteúdos: “uma excelente e inovadora iniciativa”, que “é uma mais valia para o crescimento e desenvolvimento emocional dos alunos”.

Uma aplicação digital para Pais, Professores e Educadores

Procurando responder à necessidade e desejo das famílias, e estando ciente que “no processo de aquisição de competências sociais e emocionais das crianças é imprescindível uma colaboração sistemática da Comunidade Educativa”, a Fundação CEBI vai desenvolver uma aplicação digital dirigida a Pais, Professores, Educadores e Psicólogos, que fomente a aproximação e relação Escola-Família.

A aplicação vai permitir uma formação ativa no âmbito da inteligência emocional e da disciplina positiva, com atividades práticas gamificadas e uma comunicação fluida e positiva entre os diferentes intervenientes do processo educativo no que diz respeito à rotina escolar.

Um programa promotor da saúde física e mental, que procura evitar transtornos psicológicos, emocionais e comportamentais nos alunos, num trabalho cooperativo de parentalidade positiva.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward