13 Fevereiro 2026

Bial Award in Biomedicine 2025: cerimónia de entrega

Fundação Bial

O trabalho vencedor do Bial Award in Biomedicine 2025, selecionado entre 58 nomeações  de 18 países, será anunciado na cerimónia de entrega que terá lugar no dia 24 de fevereiro de 2026, às 18:00, no edifício Abel Salazar da Universidade do Porto, e será realizada em formato híbrido, para que todos possam assistir online.

Com um valor de 350.000 euros, este prémio visa galardoar uma obra publicada nos últimos 10 anos, de índole biomédica, com tema livre, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.

Presidido uma vez mais por Ralph Adolphs, Professor de Psicologia, Neurociência e Biologia no Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), o Júri inclui mais 12 membros designados pelo European Research Council, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, European Medical Association, Conselho Científico da Fundação Bial, anteriores vencedores do Prémio Bial e editores do British Medical Journal e do New England Journal of Medicine.

Criado pela Fundação Bial para reconhecer as mais notáveis descobertas científicas na área da biomedicina, o Bial Award in Biomedicine decorre bianualmente, nos anos ímpares, alternando com o Prémio Bial de Medicina Clínica. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association.

As edições anteriores distinguiram trabalhos de investigação que viriam a ser reconhecidos com alguns dos mais prestigiados prémios científicos internacionais. De salientar que dois dos cientistas vencedores da edição do Bial Award in Biomedicine 2021, Katalin Karikó e Drew Weissman, foram posteriormente distinguidos com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2023, pelas suas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes baseadas na tecnologia de mRNA para prevenir a COVID-19.

Pode assistir em direto à cerimónia, no dia 24 de fevereiro, a partir das 18:00, através das redes sociais do Jornal Público (link disponível aqui). Não é necessário registo prévio.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward