A finalidade deste workshop é desafiar o olhar e refletir sobre a intervenção com as famílias multidesafiadas, à luz do modelo Touchpoints.
“Brazelton ensinou-nos uma nova maneira de pensar/ser, fazer/dizer”. Que olhar temos, nós profissionais, sobre as famílias e os seus desafios? E sobre nós próprios? Que olhar terão as famílias, sobre nós, profissionais?
Enquanto profissionais, Brazelton lembra-nos que teremos sempre sentimentos ambivalentes. Debatemo-nos com a exigência do tempo, frequentemente diferente, o das famílias e do sistema, da consistência e inconsistência das famílias na adesão às propostas, da dependência das famílias dos serviços ou de um total desligamento. Como rede, podemos ver-nos numa articulação fluída, ou por vezes, totalmente fragmentada.
São múltiplos desafios, na intervenção com famílias também multidesafiadas.
Como profissionais que queremos ser competentes, como nos recorda Brazelton, sentimos o constante emergir de barreiras na relação com as famílias. Como podemos intervir num Modelo Relacional com o tempo contado? Brazelton diria para valorizar sempre a relação entre os profissionais e as famílias, independentemente do tempo.
E as boas práticas apontam, tal como os Touchpoints, para modelos de intervenção sistémicos, colaborativos e centrados nas forças, para o estabelecer de relações empáticas e responsivas, para a construção de uma verdadeira cascata de cuidados entre profissionais e famílias.
Neste sentido, como podemos operar uma verdadeira mudança de paradigma na intervenção?
Esta não é possível sem cuidarmos dos profissionais, proporcionando-lhes espaços de escuta e reflexão sobre a sua prática.
Assim, este workshop partindo de um olhar sobre nós, profissionais, pretende uma jornada de reflexão sobre a nossa atitude em diálogo com o modelo Touchpoints e as boas práticas atuais, com o objetivo de caminhar mais um passo na mudança dos paradigmas de intervenção.
Profissionais de vários domínios que desenvolvem a sua ação junto de crianças e famílias, ditas multidesafiadas (educadores de infância, professores, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, médicos, técnicos de serviço social e intervenção precoce, psicomotricistas, entre outros).
Formação Online e em direto
24 e 25 de novembro de 2023
6a feira, entre as 9h45m e as 17h
Sábado, entre as 10h e as 17h
Saiba mais em: