23 Setembro 2022

Fundação Oriente promove conferência sobre alterações climáticas

Fundação Oriente

Estará Portugal preparado para enfrentar os efeitos das oscilações extremas do clima?

A Fundação Oriente promove a conferência “As principais vulnerabilidade de Portugal às alterações climáticas – Água”, no Auditório do Museu do Oriente, na tarde do próximo dia 10 de Outubro.

O evento vai contar com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, do presidente da Comissão Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, e de Catarina de Albuquerque, presidente executiva da Sanitation and Water For All, entre outros.

A Comunidade Internacional, designadamente na Assembleia-geral da ONU de Setembro de 2015, tomou colectivamente consciência e assumiu o compromisso de implementar, até 2030, as medidas necessárias à promoção da sustentabilidade do planeta ao consagrar os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com mais de 600 metas.

As alterações climáticas cujos efeitos se têm manifestado um pouco por todo o lado a ritmo acelerado, são sinal evidente de que as medidas de mitigação e de adaptação que têm vindo a ser implementadas não estão a ser suficientes para reequilibrar a relação do Ser Humano com a natureza e o planeta e tornar a sua fruição sustentável.

Um dos recursos vitais à existência de vida é a água. Portugal, com mais de 800 quilómetros de costa marítima, com uma vasta rede de rios e barragens, com uma grande diversidade de recursos hídricos, está, por um lado, particularmente vulnerável aos fenómenos de escassez e poluição das águas e, por outro, não parece estar preparado para enfrentar com eficácia os efeitos das oscilações extremas do clima.

O evento é de acesso livre e gratuito, mediante inscrição.

Consulte o programa e as regras de inscrição aqui.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward