O Centro Português de Fundações irá promover para os seus Associados, no próximo dia 23 de maio pelas 14h30 uma visita à Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa.
A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva foi criada em 1953, resultante da doação do Palácio Azurara e de uma coleção museológica de artes decorativas por Ricardo do Espírito Santo Silva. Tem por missão a defesa, promoção, divulgação e transmissão geracional da arte de saber-fazer nas artes decorativas e nos ofícios relacionados, na vertente oficinal, académica, museológica e de conservação e restauro.
O projeto museológico e artístico é complementado com o formativo através da Escola de Artes e Ofícios e oficinal. Tem por missão salvaguardar e manter vivos os ofícios tradicionais e o saber-fazer, fortalecendo o conhecimento dos materiais e das técnicas. Esse saber-fazer, hoje considerado património imaterial ancestral, é transmitido diariamente nas oficinas da FRESS e tem funcionado como valor acrescentado à formação que é ministrada e que faz da FRESS uma referência nacional e além-fronteiras.
A Escola e as oficinas da FRESS são assim, por um lado um verdadeiro museu vivo, onde mestres e formadores asseguram a continuidade de técnicas tradicionais e conhecimento das matérias-primas, mas também um espaço de aprendizagem inter-gelacional que permite os vários diálogos entre artistas, com vista a uma nova e necessária abordagem que a contemporaneidade exige.
Não perca esta oportunidade e realize a sua inscrição AQUI.