Apoio das Fundações aos refugiados da Ucrânia


Nesta página encontram-se as diversas atividades desenvolvidas pelas fundações associadas do CPF, em apoio e acolhimento dos refugiados da Ucrânia.

Fundação AMI – Angariação de fundos para apoio e acolhimento a refugiados a chegar à Hungria e Moldávia.

Fundação Ageas – Iluminação do edifício do Grupo Ageas Portugal no Parque das Nações.

Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva – Acolhimento e atribuição de bolsas a artistas ucranianos.

Fundação Benfica – Recolha de bens.

Fundação Calouste Gulbenkian – Doação de fundos para apoio a organizações ucranianas em Portugal, e no estrangeiro. Financiamento de projetos que promovam a educação de crianças com idades entre os 0-6 anos através da metodologia “Grupos ABC – Aprender, Brincar, Crescer”.

Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Champalimaud – Acolhimento de cientistas refugiados como parte do programa “Science for Ukraine”.

Fundação Centro Cultural de Belém – Realização de um concerto de angariação de fundos, e campanha de recolha de bens.

Fundação CEBI – Recolha de bens.

Fundação do Desporto – Acolhimento de desportistas de alto rendimento nas diversas instalações.

Fundação EDP – Duplicação do valor angariado das bilheteiras do MAAT para doação à associação Médicos do Mundo.

Fundação Joana Vasconcelos – Recolha de bens, e realização posterior de workshops para crianças e adultos relacionados ao bem-estar e à integração cultural.

Fundação Manuel António da Mota – Angariação de fundos, e doação equivalente ao valor angariado.

Fundação Oriente – Apoia, durante 9 meses, 10 famílias de refugiados ucranianos sinalizados e apoiados pela Câmara Municipal e e pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais; Entregou fundos para aquisição de alimentos a enviar para a Ucrânia através do CCB; Apoiou a aquisição de medicamentos (insulina) para envio para a Ucrânia através da Associação Help UAPT; Apoia a residência artística em Alcobaça até 1 ano a 3 artistas ucranianos identificados pela Artists at Risk e apoiados pela Associação Babel (Macau).

Fundação Vasco Vieira de Almeida – Criação do programa VdAmbassadors4Ukraine, que permite aos colaboradores da VdA que pretendam dar apoio no contexto desta crise possam disponibilizar a sua ajuda numa ou em várias vertentes (programa é promovido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida com o apoio do Speak e da Ukrainian Refugees). A Fundação lançou também a campanha de Consignação do IRS, que este ano causa escolhida foi o apoio aos refugiados e sugerimos a consignação às seguintes instituições: AMI — Fundação de Assistência Médica Internacional; Centro Comunitário de S. Cirilo; Conselho Português Para os Refugiados (CPR); Cruz Vermelha Portuguesa; Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS); Unicef Portugal.
Adicionalmente, apoiou financeiramente o projeto From Ukraine to Portugal com o valor de 3.000€ para auxiliar as famílias refugiadas que estão a ser acompanhadas pela mesma.


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward