31 Julho 2025

Fundação Abraço Fraterno é o Novo Membro do Centro Português de Fundações

Q&A Fundação Abraço Fraterno

  1. Qual a missão e os principais objetivos da fundação?

Estamos a criar um Centro de Aprendizagem Biorregional para capacitar as pessoas a serem agentes eficazes de mudança e regeneração nas suas comunidades.

Os nossos objetivos:

  • Criar, implementar e apoiar programas centrados na regeneração para capacitar as pessoas no Sudoeste de Portugal
  • Aumentar a sensibilização e a compreensão da regeneração eco-social
  • Criar um modelo de impacto sustentado
  • Implementar um modelo de negócio sustentável
  1. Quais são as principais áreas de intervenção da fundação e projetos em destaque atualmente?

O Mud Valley Institute (mudvalleyinstitute.org/pt) é a atividade operacional da Fundação Abraço Fraterno. O Mud Valley Institute está a trabalhar para reduzir os impactos negativos das alterações climáticas e das ações humanas na nossa bioregião e no ecossistema local.

As nossas atividades dividem-se em três categorias:

  • Programas e formação: O Mud Valley Institute desenvolve e apresenta cursos e eventos estruturados que transmitem conhecimentos e competências relacionados com a regeneração de ecossistemas, tais como a segurança alimentar e hídrica, a agrossilvicultura e a permacultura. A nossa missão é também apoiada por esforços em áreas relacionadas, como o desenvolvimento de conteúdos educativos.
  • Projetos científicos: Apoiamos diretamente a criação, a implementação e a apresentação de relatórios de trabalhos orientados para a investigação, geralmente nas nossas instalações em Quinta Vale da Lama ou noutros contextos físicos, como explorações agrícolas locais ou bacias hidrográficas. Estes esforços de investigação podem ser realizados por cientistas profissionais ou académicos, ou podem ser realizados no âmbito da ciência cidadã.
  • Subsídios para organizações: Oferecemos subsídios a organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino selecionadas para apoiar os seus esforços de educação para a recuperação e regeneração de ecossistemas, com um enfoque específico em ajudar as pessoas a tornarem-se agentes de mudança na sua comunidade. Em troca deste apoio financeiro, exigimos que as organizações nos forneçam relatórios detalhados sobre o impacto direto que o nosso financiamento permitiu.
  1. Quais são os objetivos da Fundação a curto e longo prazo?

A curto prazo, estamos a criar e lançar uma série de programas relacionados com a restauração do ecossistema. Estes incluem programas de formação, voluntariado e ciência cidadã para obter o envolvimento da comunidade e começar a gerar impacto na biorregião. Também criámos um Laboratório do Solo no local para apoiar os esforços dos participantes locais na regeneração.

A longo prazo, ampliaremos as nossas atividades assim que começarmos a receber financiamento adicional. Já estamos a estabelecer relações com outras organizações sem fins lucrativos e universidades para nos permitir encontrar e explorar fontes de financiamento adicionais.

  1. O que motivou a fundação a associar-se ao Centro Português de Fundações e que expectativas têm em relação a esta parceria?

Solicitámos a adesão à CPF para nos ajudar a continuar a profissionalizar a nossa organização, em áreas como políticas e processos. À medida que procuramos novas parcerias e financiamento em grande escala, é fundamental para nós sermos vistos como uma organização legítima e bem gerida.

Estamos também à procura de outras organizações e fundações com as quais possamos expandir o nosso trabalho e impacto de forma mútua.

  1. Spotlight é uma nova rubrica que gostaríamos de dinamizar no sentido de cada fundação promover uma ou causa ou iniciativa. Qual seria a da Fundação?

De 3 a 9 de novembro de 2025, realizaremos um Campo de Regeneração do Ecossistema (ERC). Este programa é uma experiência imersiva de aprendizagem, ação e trabalho em rede que partilha, desenvolve e põe em prática conhecimentos sazonais sobre agro florestas e regeneração ecológica. Pessoas de diversas origens juntam-se para atuar como agentes de regeneração durante 7 dias num campo residencial perto de Lagos, Portugal.

Os participantes saem deste programa de formação com mais conhecimentos, competências e confiança na restauração de ecossistemas, ao mesmo tempo que criam relações poderosas com outros participantes.

Mais informações disponíveis em: https://mudvalleyinstitute.org/pt/participe/campo-de-regeneracao-de-ecossistemas/

 


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward