O Centro Português de Fundações (CPF) tem o orgulho de anunciar os vencedores do Prémio Fundações 2024, uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar pessoas e organizações que, durante o ano 2023, se destacaram com projetos notáveis nas áreas da Arte e Ciência, bem como da Cidadania e Solidariedade. Com um total de 56 candidaturas recebidas de todo o país, o Júri do Prémio Fundações deliberou, por unanimidade, os vencedores nas duas categorias:
ARTE E CIÊNCIA
Marionet – Companhia de Teatro foi premiada pelo seu trabalho inovador e interdisciplinar que conecta as artes performativas e a ciência. A companhia destacou-se pela sua originalidade, criatividade e impacto em múltiplas dimensões – artística, educativa, cultural e social –, promovendo uma reflexão profunda sobre as fronteiras entre conhecimento e criatividade. Este reconhecimento celebra não apenas o talento artístico e abordagem à ciência da Marionet, mas também o seu compromisso em criar pontes que enriquecem o panorama cultural e científico português.
CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
O prémio foi atribuído, ex aequo, a dois projetos:
Ambos os projetos se destacaram pela sua capacidade de replicação, impacto na promoção da coesão comunitária e pela resposta inovadora a desafios sociais atuais e complexos.
RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE E IMPACTO SOCIAL
O Júri do Prémio Fundações destacou ainda a qualidade e a diversidade das diferentes candidaturas, que abordaram temas prioritários como a inclusão social, participação cívica, apoio a populações vulneráveis, envelhecimento ativo e voluntariado. Estes projetos refletem um compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade portuguesa.
O Centro Português de Fundações agradece às Fundações que apoiaram o Prémio Fundações:
Fundação Aga Khan
Fundação Bial
Fundação Bissaya Barreto
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Champalimaud
Fundação Comendador Joaquim de Sá Couto
Fundação D. Pedro IV
Fundação Eugénio de Almeida
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Fundação Manuel António da Mota
Fundação Millennium BCP
Fundação Oriente
Fundação Stanley Ho