Temos o prazer de comunicar o lançamento de uma nova linha de financiamento, financiada pela União Europeia no âmbito do programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores”, fruto da parceria entre Eurochild e Terre des hommes (Tdh), denominada Daphne-CHILD.
Este novo programa trienal de subvenções e reforço de capacidades tem como objetivo ajudar as organizações da sociedade civil (OSC) a combater a violência contra as crianças.
O programa Daphne-CHILD abriu o período de candidaturas este mês de outubro, oferecendo 1,3 milhões de euros em subsídios a organizações da sociedade civil que combatem a violência contra as crianças, em 9 países da Europa.
Informações essenciais:
- Objeto: Apoio a organizações que lutam contra a violência contra as crianças.
- Países elegíveis: Bulgária, Grécia, Hungria, Irlanda, Portugal, Roménia, Sérvia, Espanha, Ucrânia.
- Timings:
- 1º fase: Manifestação de interesse, até às 17h (CET) de 14.11.24 – através deste formulário.
- 2º fase: Candidatura final completa, até às 17h (CET) de 03.01.25.
- O convite à apresentação de candidaturas destina-se a financiar um mínimo de 5 projetos em cada um dos 9 países envolvidos no programa.
- Será dada prioridade às organizações que pareçam ter uma capacidade e/ou um acesso mais limitado às fontes de financiamento, com base nos relatórios anuais dos últimos dois anos.
- As organizações podem apresentar mais do que uma candidatura, mas só será selecionado um projeto por organização.
Para mais informações, visite o centro de informação do programa DAPHNE-CHILDHUB, onde pode consultar as condições de apresentação de candidaturas pormenorizadas em várias línguas.
- Sessão de Esclarecimento: no dia 28.10.24 (14h às 15h CET) decorre a sessão de informação online (em Inglês e tradução simultânea em português), na qual se poderá inscrever aqui.
- Organizações elegíveis: Destina-se às organizações da sociedade civil estabelecidas a nível nacional, incluindo as que operam numa pequena área comunitária ou numa zona remota, e as que têm capacidade para defender os seus interesses no país.
As organizações candidatas devem:
- estar registadas no seu país como uma organização sem fins lucrativos e ser uma organização da sociedade civil;
- trabalhar diretamente com crianças a nível comunitário;
- estar fortemente enraizadas nas comunidades;
- estar diretamente envolvidas na conceção e execução das atividades do projeto;
- respeitar os valores da UE, tal como estabelecido no artigo 2.º do Tratado da União Europeia e na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.
Focal Point Nacional: A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso- FNSBS é o Ponto Focal Nacional deste programa, que pode contactar pelo email mafalda.lourenco@fnsbs.pt.
Encorajamos a partilhar esta oportunidade de financiamento com as vossas redes e colegas que possam estar interessados e ser elegíveis para esta subvenção.
Não perca esta oportunidade de ter um impacto duradouro na vida das crianças em toda a Europa!