Nos Bastidores de… é uma das propostas culturais que a Fundação Maria Ulrich organiza este ano. Obras de arte, arquivos, ateliers… e a humanidade por detrás de cada lugar que iremos visitar. Serão visitas com um número reduzido de participantes, para podermos saborear este encontro.
Marcação prévia para tvg@fundacaomariaulrich.pt
Retirado do site do Arquivo Municipal de Lisboa:
Em resposta à necessidade de centralização e de conservação de toda a produção fotográfica que se encontrava dispersa pelos vários serviços da Câmara Municipal de Lisboa, foi publicada a 25 de março de 1942 a deliberação municipal que formalizou a criação do Arquivo Fotográfico, na dependência orgânica da ‘Secção de Propaganda e Turismo’, definindo as suas atribuições: «proceder ao registo de todas as obras municipais, serviços municipais e efemérides».
Depois de sucessivas mudanças de instalações, foi definitivamente instalado em 1994 no número 246 da rua da Palma, um edifício especialmente adaptado para receber este equipamento cultural.
O Arquivo Fotográfico prossegue uma política de valorização e divulgação do seu acervo, promovendo a aquisição regular de espólios por diferentes vias, o estabelecimento de parcerias institucionais com entidades congéneres, quer no apoio à edição, quer na produção de exposições no arquivo ou em regime de itinerância, e mantém o investimento na formação e valorização da sua equipa, que garante o tratamento e preservação diária das cerca de 600 mil espécies fotográficas.