A cerimónia de entrega de viaturas do projeto Frota Solidária realizou-se no espaço atmosfera m, em Lisboa
A Fundação Montepio entregou 10 novas viaturas a 10 instituições de solidariedade social, no âmbito do projeto Frota Solidária, iniciativa implementada em 2008 e que, ao longo das suas 15 edições, atribuiu um total de 258 viaturas adaptadas e transformadas a igual número de instituições que atuam diretamente junto dos públicos mais vulneráveis da sociedade, em especial pessoas portadoras de deficiência, crianças e jovens, pessoas idosas e população económica e socialmente desfavorecida.
O investimento na edição deste ano da Frota Solidária Montepio ascende aos 400 000€ sendo que, das 10 viaturas entregues, 2 dispõem de 9 lugares para transporte de passageiros (Centro Social Castelo Viegas e Santa Casa Misericórdia de Almeida) e outras 8 viaturas de 9 lugares para transporte especial.
Na sessão de abertura, Virgílio Boavista Lima, Presidente da Fundação Montepio, destacou o modo como este projeto “nasceu para ajudar quem ajuda e está na linha da frente do combate às necessidades dos mais carenciados, concretizando, todos os dias, uma ação de entreajuda extraordinária”.
“A Fundação Montepio nasceu dos valores fundacionais do MGAM e, através de ações de efetiva filantropia e apoio às populações, ajuda a combater as desigualdades. Este é um dos propósitos da Fundação Montepio, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e que vem sendo prosseguido desde o primeiro dia de atividade, pela relevância que assume e por constituir um apoio fundamental à atuação das entidades do setor social”, reforçou.
Além do Centro Social Castelo Viegas, em Coimbra, e da Santa Casa da Misericórdia de Almeida, são igualmente beneficiárias desta iniciativa a Santa Casa da Misericórdia de Marvão, a Santa Casa da Misericórdia de Amarante, a Santa Casa da Misericórdia de Pernes; o Centro Social do Vale do Homem, em Braga; o Centro Social de Bodiosa, em Viseu; a PROBRANCA – Associação para o Desenvolvimento Sociocultural da Branca, em Aveiro; a COMDIGNITATIS – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana, em Lisboa; e a CERCIMB – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Moita e Barreiro, em Setúbal.
A Frota Solidária é o projeto mais representativo e emblemático da Fundação Montepio e tem por objetivo contribuir para uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária, através da atribuição de viaturas adaptadas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Além da Fundação Montepio – que financia e distribui as viaturas – estão envolvidas neste projeto a seguradora Lusitânia, que oferece, desde a primeira edição, a primeira anuidade do seguro automóvel de cada viatura entregue, a empresa Auto Ribeiro, que adapta e transforma as viaturas, e as IPSS beneficiárias, que exercem a sua atividade diretamente em prol das pessoas mais vulneráveis.
A cerimónia decorrida no espaço atmosfera m, em Lisboa contou com a presença do Conselho de Administração do Montepio Associação Mutualista e da Fundação Montepio, assim como dos parceiros do projeto, com destaque para a empresa Auto Ribeiro e a Lusitânia Companhia de Seguros.