Fundação sediada em Vila Nova de Famalicão conquistou o galardão na categoria Instituição
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu a Fundação Cupertino de Miranda com o Prémio Instituição de 2023.
O Prémio Instituição visa premiar organismos, públicos ou privados, que apoiem as diferentes instituições museológicas nas suas atividades.
A APOM foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos museus a ser fundada em Portugal. Desde 1997, promove uma cerimónia anual de atribuição dos Prémios APOM, para distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.
“O objetivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade das instituições e profissionais portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia em todo o país.”, explica a APOM.
Depois de quatro menções honrosas, entre 2010 e 2017, esta é a terceira vez que a APOM premeia a Fundação Cupertino de Miranda, depois de, em 2020, lhes ter atribuído prémio na categoria Melhor Catálogo ,para a publicação do catálogo Cruzeiro Seixas – Ao longo do longo, e prémio na categoria Incorporação com o conjunto de 47 obras de Isabel Meyrelles.