Evento integra Roteiro de Fundações a Norte, em parceria com o Centro Português de Fundações,
No próximo dia 31 de maio pelas 17h30, no Museu Pio XII, a Fundação Bracara Augusta e a Ordem dos Arquitetos promovem o debate Os próximos anos do Património em Portugal, no âmbito da segunda iniciativa Territorializar. Em discussão estará o processo de (Des)Centralização do Património e da Cultura e os possíveis Modelos (possíveis) de Gestão Patrimonial e Cultural.
A iniciativa Territorializar pretende estimular o debate sobre a importância do tema do território nas políticas públicas, designamente, a agenda que importa ao exercício da arquitetura, da preservação do património, da gestão cultural e do desenvolvimento das cidades.
No âmbito do tema do debate, e previamente ao mesmo, haverá ainda lugar à apresentação do livro Os próximos 10 anos do património cultural em Portugal: tendências, por Catarina Valença Gonçalves, que fará uma introdução ao debate sobre os Modelos (possíveis) de Gestão Patrimonial e Cultural.
O evento integra ainda O Roteiro de Fundações a Norte, em parceria com o Centro Português de Fundações e procura, a partir de uma lógica de proximidade, ligar fundações com fins de interesse social de âmbito cultural e educativo. Tem como objetivo principal promover um melhor conhecimento mútuo e, a partir das diferentes realidades, estabelecer um programa de discussão do modelo fundacional face a temas comuns como a relação entre cultura e território e as assimetrias e desequilíbrios regionais, ou o papel das instituições culturais nas transições ‘justa’, ‘ecológica’ e ‘digital’ e na construção de um “pós-antropoceno”. Tomando por base a programação regular de cada uma das Fundações, ou através de iniciativas criadas para o efeito, o Roteiro de Fundações a Norte inscreve-se no programa do Grupo de Trabalho Cultura do Centro Português de Fundações.
A entrada nesta iniciativa é gratuita mas sujeita a inscrição para fba@cm-braga.pt