Projeto vencedor terá prémio de 300 mil euros para desenvolver projeto de investigação sobre Saúde Mental em Portugal
A primeira fase de candidaturas ao FLAD Science Award Mental Health decorre entre 1 e 30 de novembro, com um prémio de 300 mil euros vencedor.
A 3ª edição do FLAD Science Award Mental Health pretende apoiar a investigação sobre Saúde Mental em Portugal, em particular projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais desta área em Portugal, com cooperação nos Estados Unidos.
Nesta edição, as áreas-chave de investigação serão, não exclusivamente, condições qualificadas no espetro do autismo e outras doenças de desenvolvimento, ansiedade, depressão, doenças bipolares, síndrome obsessivo-compulsivo, Alzheimer e outros tipos de demência.
Os candidatos deverão ter doutoramento há menos de 10 anos; estar associados a um centro de investigação reconhecido pela FCT; ter o apoio da unidade de saúde e centro de investigação associado ao plano de investigação; fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica; e incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.
Nas edições anteriores, o FLAD Science Award Mental Health apoiou os trabalhos de Pedro Morgado, psiquiatra e investigador da Universidade do Minho, e Manuel Silva, psiquiatra e investigadora do Hospital de Santa Maria.
Os resultados desta edição do FLAD Science Award Mental Health serão conhecidos a 31 de março de 2023.