“Isto não é mais um podcast” estreia a 19 de setembro e terá 12 episódios.
A Fundação GDA vai lançar a 19 de setembro um podcast para divulgar as possibilidades de acesso dos artistas portugueses, através de organizações culturais, a verbas europeias de apoio aos seus projetos. Com o título “Isto Não é Mais Um Podcast – Fundos Europeus, Arte, Cultura e Criatividade”, os 12 episódios deste podcast vão reunir testemunhos de profissionais do setor cultural com projetos europeus aprovados. Estes vão contar como se candidataram e como conseguiram o financiamento para os seus projetos que incluem digressões, espetáculos, iniciativas sociais, equipamentos, ações de formação, entre outros.
“O mote das conversas será a partilha de dicas, de orientações e de sugestões, de forma leve e informal, para que artistas e responsáveis de organizações culturais possam alcançar os financiamentos desejados”, afirma Francisco Cipriano, especialista para a área dos fundos europeus que vai conduzir o podcast. “Vamos simplificar a explicação dos processos de candidatura, divulgar as metodologias que estão associadas aos casos de sucesso e fornecer conhecimento para detetarem oportunidades de financiamento”.
O podcast destina-se a associações e estruturas culturais, programadores, curadores, produtores culturais e os próprios artistas.
A primeira temporada de “Isto Não é Mais Um Podcast – Fundos Europeus, Arte, Cultura e Criatividade” terá episódios de 45 minutos e vai contar com responsáveis de organizações artísticas beneficiárias de financiamento europeu, como o Coliseu do Porto, ou a Companhia de Música Teatral, e com entidades nacionais com responsabilidade na gestão e divulgação de programas Europeus, como o Ponto de Contacto Nacional para o Horizonte Europa, especificamente nas áreas de Cultura e Criatividade, Sociedade Inclusiva e Segurança Civil, na Agência Nacional de Inovação (ANI) e o Centro de Informação Europa Criativa, vertente cultura.
O podcast estará disponível no site da Fundação GDA a partir de 19 de setembro, nas redes sociais e nas plataformas de streaming.