Nos últimos 20 anos, o crescimento exponencial dos conteúdos na internet tornou a comunicação mais ampla, diversificada e aberta. Os processos de comunicação ao serem mais acessíveis conduziram ao excesso ou à parca qualidade da informação e os impactos das informações falsas e da desinformação vieram pôr a claro a importância de promover, cada vez mais, a cidadania digital e a literacia dos media/ informação.
Com este propósito, a Fundação Portuguesa das Comunicações, em conjunto com o Grupo Informal de Leitura – Cultura, Media e Cidadania e o GT de Jovens Investigadores da Associação de Ciências da Comunicação de Portugal – Sopcom organiza a 26 de maio a 1.ª Mostra de Comunicação e Criatividade.
Este evento irá divulgar os melhores trabalhos de estudantes das áreas da comunicação, com o intuito de revelar talentos ao mesmo tempo que visa promover o estudo, a conservação e a disseminação da investigação e reflexão sobre a comunicação.
Convidamos por isso os alunos do ensino não formal que trabalham os temas da comunicação, bem como os alunos do ensino técnico-profissional e universitário a apresentar os seus trabalhos mais criativos a um júri especialista na área que irá premiar as candidaturas que respondam a três principais linhas de reflexão:
1) Desafios: Desinformação e Fake News
2) Caminhos: Educação para a Cidadania e Literacia Digitais
3) A Máquina do Tempo: Memória, Imaginário e Identidade(s)
A submissão de trabalhos decorre até dia 18 de abril e pode ser feita para o email mediamostra@gmail.com . Antes de submeter o seu trabalho leia atentamente o regulamento.
A 26 de maio irá decorrer na Fundação a mostra dos melhores trabalhos, que vão ser inseridos em núcleos temáticos, com exposição de posters, projeção de vídeos, curtas e peças de média-arte.