12 Janeiro 2021

2ª edição FLAD Science Award Atlantic: 300 mil euros para o estudo do Atlântico

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

A FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) lança hoje a 2ª edição do Science Award Atlantic, um prémio para o estudo do Atlântico nas suas diferentes vertentes, destinado a jovens investigadores a trabalhar em Portugal, no valor de 300 mil euros.

Em 2021 a FLAD mantém a sua aposta na investigação do Atlântico e alarga o âmbito científico do prémio às Ciências Sociais e Humanidades, indispensável face à variedade de perspetivas de estudo sobre o oceano e os seus recursos.

Assim, também poderão candidatar-se os doutorados em economia, gestão, geografia, sociologia, ciência ambiental, ecológica, marítima, de engenharia e tecnologia, que, em colaboração com grupos de investigação nos EUA, pretendam estudar o Atlântico.

A investigação do Atlântico é decisiva para entender a interação entre os oceanos, a atmosfera e o espaço, as alterações climáticas, as catástrofes naturais e a sustentabilidade do planeta. E porque é urgente enfrentar estes desafios, o FLAD Science Award Atlantic vai privilegiar os projetos de investigação cujo resultado tenha elevada aplicabilidade prática, através da criação e desenvolvimento de ferramentas transversais e soluções estratégicas para mitigar o impacto da atividade humana no Atlântico.

“Gerir de forma sustentável o espaço oceânico é um desafio basilar, possível apenas se fundamentado num melhor conhecimento do Atlântico, e da forma como determina e é determinado pela atividade humana. O FLAD Science Award Atlantic pretende reconhecer o potencial e o trabalho realizado pelos jovens investigadores que desenvolvem ciência em Portugal, mas também motivar e criar as condições para que possam fazer crescer as suas equipas orientadas para o conhecimento e sustentabilidade do Atlântico.” – Elsa Henriques, Administradora da FLAD.

“O tempo para desenvolver as iniciativas necessárias para evitar o apocalipse climático e ambiental escasseia. Portugal, com a sua inescapável ligação atlântica tem o dever de contribuir de forma relevante para o estudo da bacia do atlântico. O FLAD Science Award Atlantic apoia projetos de investigadores jovens, com capacidade para reforçar as ligações entre as comunidades atlânticas de uma forma transversal e inovadora. Acredito que o apoio desburocratizado a ideias disruptivas de investigação encerra em si a capacidade de fazer a diferença.”  Miguel Miranda, presidente do IPMA.

As candidaturas devem ser efetuadas entre 1 e 28 de fevereiro através do site da FLAD e serão depois analisadas pelo júri, constituído por:

O candidato vencedor será selecionado em maio de 2021.
Mais informações e candidaturas aqui. 

Nota: informação recolhida pelo CPF no site da Fundação


Subscreva a nossa newsletter

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber notícias e atualizações nossas.

Subscrever
Apoios
arrow_upward